Identificar os espaços (formais e não formais), níveis e espaços da educação dos profissionais em Pedagogia.
Analisar o percurso histórico, as funções, as principais características, as metodologias utilizadas e os principais pensadores da sociologia.
Contrastar as noções históricas clássicas da sociologia e sua transição para a sociologia da educação.
Identificar a importância da sociologia da educação e do pensamento crítico para o exercício da profissão docente.
Reconhecer as marcas determinadas pela multiplicidade, pelas diferenças e pela heterogeneidade culturais presentes na escola, nos currículos, nas práticas avaliativas e no exercício da docência.
Refletir sobre o papel social da escola no enfrentamento dos problemas sociais e na promoção da cidadania.
Refletir sobre a importância da parceria família-escola-comunidade.
Reconhecer as características do pensamento filosófico, seus processos de construção, seus principais pensadores e suas relações com o cotidiano das pessoas.
Descrever as contribuições das teorias filosóficas contemporâneas para a formação da sociedade atual.
Analisar o papel da filosofia da educação para a formação de professores, para suas ações pedagógicas e para a compreensão do cenário da educação brasileira atual.
Caracterizar a psicologia da educação, identificar seus principais teóricos e reconhecer a sua importância para a compreensão dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais nos percursos de desenvolvimento e aprendizagem.
Conhecer as principais teorias da aprendizagem e suas implicações para as práticas educativas.
Definir os principais objetivos, métodos e aportes teóricos da psicologia do desenvolvimento.
Relacionar a importância da escola no desenvolvimento dos aspectos físicos, emocionais e cognitivos da criança.
Refletir sobre questões da escola contemporânea: relações interpessoais (professor-aluno, aluno-aluno), convivência harmônica, indisciplina e violência na escola.
Objetivo do curso
O curso de Pós-graduação em Ciências da Educação visa à qualificação dos profissionais que atuam na educação formal e não formal, em diferentes espaços educativos.
Busca-se contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao exercício profissional, bem como para a formação de um profissional ético, crítico, reflexivo, ciente do papel social da educação e comprometido com a aprendizagem de todos os seus educandos.
Onde fica a Faculdade?
Campus