A psicopedagogia institucional trabalha com populações em locais como escolas, empresas e hospitais. Por exemplo:
Dentro de uma escola, o profissional analisa toda a instituição;
Em um ambiente empresarial, os psicopedagogos muitas vezes atuam na área de recursos humanos e facilitam atividades que promovem a compreensão e o compartilhamento de informações, além de estimular novas formas de relacionamento entre funcionários e gestores;
No hospital, a conduta desse profissional está relacionada ao acompanhamento dos pacientes internados para que permaneçam ligados ao processo de aprendizagem e consigam se adequar novamente ao ambiente escolar após a alta.
Objetivo do curso
O aluno do Curso de Pós-graduação Semipresencial em Psicopedagogia Institucional 4.0i será capaz de:
Perceber-se como agente educacional, corresponsável pelo processo de aprendizagem, garantindo um real aproveitamento do indivíduo e contribuindo para a correção de possíveis falhas na relação entre escola, família, empresa, educando e educador;
Diferenciar criticamente as inadequações da instituição de ensino, da família ou do grupo social como intervenientes no processo psicopedagógico;
Orientar os professores/educadores e as famílias no processo de atendimento aos indivíduos com problemas de aprendizagem;
Refletir criticamente a sua prática como psicopedagogo, ampliando a sua visão do processo de aprendizagem.
METODOLOGIA ESPECÍFICA:
Os cursos de pós-graduação 4.0i baseiam-se em disciplinas diferenciadas nas quais se observam além dos materiais didáticos assíncronos, webaulas dinâmicas e interativas, de design criativo e colaborativo, ministradas por professores mestres e doutores de reconhecido renome no mercado de trabalho.
Os encontros síncronos, também denominados como webaulas duram 2h em média e ocorrem de forma quinzenal. Sendo assim, totalizam-se 2 webaulas por mês em cada uma das disciplinas do curso, exceto para as disciplinas optativas e as disciplinas de Seminários e Projeto de Competências Profissionais e Gestão de Carreira.
Ressalta-se ainda a realização de atividade final em grupo a ser entregue ao final de cada disciplina. Neste sentido, competências profissionais emblemáticas do atual mercado de trabalho são desenvolvidas, tais como: liderança, espírito de equipe, argumentação e senso crítico.
Onde fica a Faculdade?
Campus